Curiosidades

Solicite um Orçamento

Dúvidas Frequentes

Sempre preocupada em oferecer o melhor, a Perfiminas também disponibiliza algumas explicações sobre processos e produtos relacionados ao aço. Tire aqui a sua dúvida e saiba um pouco mais sobre o nosso segmento na indústria metalúrgica.

O plasma é um arco elétrico com altíssima temperatura que funde o material a ser cortado, gerando pouco resíduo. O acabamento do plasma é melhor em chapas finas e com prazo de entrega mais rápido, sendo econômico em espessuras até 25mm. Enquanto o oxicorte é um processo de corte metalúrgico que tem como principal característica a expulsão do material aquecido pela ação da pressão do oxigênio, gerando quantidades maiores de resíduo. O oxicorte tem um produtividade e economia interessante em chapas acima de 8mm.

Como escolher qual usar? A escolha do processo de corte, depende da espessura da chapa, o custo do processo e o prazo de entrega das peças.

Os perfis laminados no Brasil são fabricados baseados na série americana de perfis I metálico chamado Wide Flange. Por esta razão as bitolas laminadas desta série têm a quantificação W na frente do seu nome.

Qualquer perfil é um perfil metálico, independente da função que ele esteja desempenhando. Enquanto Viga é a nomenclatura usada para definir a função estrutural do perfil.

Ou seja, em uma obra, as estruturas feitas de perfis metálicos podem ter a função de colunas (perfis metálicos em vertical) e de vigas (perfis metálicos na horizontal).

Os furos puncionados são feitos através de punção em matriz, ou seja, a máquina faz uma pressão e estoura a peça.

Já, para a realização dos furos brocados, é utilizada a broca – uma ferramenta de usinagem, que tem uma geometria própria para cortar o material e expulsar o resíduo em forma de espiral.

Você sabia que o Brasil é o único país do mundo que os perfis em formato de aba cônica têm a nomenclatura de Perfil U?

Nos outros países para se referirem a esse perfil é utilizada a nomenclatura de Perfil C ou Perfil Canal.

As estruturas metálicas apresentam um melhor desempenho para a construção, além de versáteis, elas são mais leves e podem ser reutilizadas.

Confira quais são as vantagens de utilizar esse material em sua obra:

Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, levando a um menor tempo de fabricação e montagem.

Confiabilidade: O material é único e homogêneo, com limites de escoamento e ruptura e módulo de elasticidade bem definidos.

Limpeza na obra: Uma vez que não existem entulhos, como escoramento e formas.

Transporte e manuseio: Em função da maior resistência do material, as peças de aço são menores, com menor peso relativo, facilitando assim o carregamento, transporte e manipulação.

Facilidade de ampliação: A fabricação das peças fora do local da obra com precisão e menores dimensões, facilitam as expansões do projeto inicial.

Montagem: As peças são entregues nos tamanhos definidos pelo projeto, com as extremidades preparadas para a solda ou parafusos, garantindo uma montagem rápida e eficaz.

Desmontagem e reaproveitamento: A estrutura de aço pode ser desmontada e transferida para outro local com reaproveitamento total das peças.

Facilidade de vencer grandes vãos: A maior resistência do aço, conduz à melhoria das condições para vencer grandes vãos, com menores dimensões e peso das peças.

Precisão das dimensões dos componentes estruturais: Como a fabricação obedece a rigorosas especificações dimensionais, todos os acessórios podem ser encomendados antecipadamente.

Reforço: Quando houver necessidade de aumento de carga, as estruturas metálicas podem ser facilmente reforçadas.

Resistência à corrosão: O aço apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica desde que determinados cuidados sejam tomados. Para melhorar ainda mais a resistência do aço à corrosão, protege-se a estrutura com pintura e/ou galvanização; pode-se ainda trabalhar com aços de alta resistência à corrosão atmosférica, que são capazes de durar quatro vezes mais que os aços comuns.

Anos necessários para a perda de 1mm de camada de aço:

Ambiente Aço CC (*) Aço ARC (**)
Rural 40 a 100 120 a 200
Marítimo 20 a 40 120 a 200
Industrial 20 a 40 60 a 120

 

(*) Aço-Carbono Comum
(**) Aço de Alta Resistência à Corrosão

Redução da carga nas fundações: A grande consequência da alta resistência do aço aos esforços de tração, compressão e cisalhamento é o enorme alivio de cargas para as fundações. As estruturas em aço são cerca de 6 vezes menos pesadas que as estruturas em concreto.

Menores dimensões das peças: A elevada resistência das peças executadas em aço, leva automaticamente, a menores dimensões. No caso de colunas, obtêm-se maior área útil e menores pesos; no de vigas, menores alturas (metade das do concreto) e menores pesos.

Esta é uma dúvida comum na hora de iniciar um projeto para a construção de uma casa.

As estruturas metálicas são uma ótima alternativa para esse tipo de projeto, além de ecologicamente correta, já que as estruturas não geram resíduo, a execução é mais rápida e sem imprevistos.

Como as estruturas metálicas obedecem a rigorosas especificações dimensionais, após a definição do projeto estrutural, é possível encomendar todos os acessórios antecipadamente, como: portas, janelas, etc.

Além disso, os gastos com alvenarias e argamassas são menores.

As estruturas metálicas utilizadas para a construção de telhados, são vigas, caibros e ripas feitos de perfis de aço galvanizados, parafusados entre si.

Apesar de a madeira ser a matéria-prima obvia para esse tipo de projeto, o custo benefício das estruturas metálicas tem ganhado espaço.

Em outras palavras, telhados de estruturas metálicas podem custar igual ou menos que telhados feitos de madeira, uma vez que é possível prever com facilidade o preço do aço e a quantidade exata que seu projeto irá precisar. ,

A utilização de perfis metálicos para a fabricação de telhados otimiza os prazos de entrega, já que o aço é fabricado em qualquer dimensão e a montagem é rápida. Além disso, a manutenção das estruturas metálicas galvanizadas é mínima, em comparação com a madeira.

Fale com nossa equipe de engenharia e produção